A partir de fevereiro de 2007, Val Diez (Lisboa, 1968) dirige a Liga Nacional de Perfumaria e Cosméticos (Stanpa), um cargo que compatibiliza com a presidência do Comitê de Igualdade de turquia (feriado). Representa mais de trezentos corporações, com mais de 400 marcas, uma indústria que gera mais de 35.000 empregos diretos e 200 000 indiretos. O que ocupa a localização de cosméticos e perfumaria espanhola a grau mundial?
Em termos gerais, estamos entre os grandes mercados. Pela União Europeia, somos o quinto, e no resto do universo, estamos entre os dez primeiros. Onde mais força tem a Espanha é pela perfumaria, somos a quarta potência. O que caracteriza os produtos do estado? Este é um sector muito global, onde a nacionalidade não marca a rota.
Mesmo sendo assim, a indústria espanhola é conhecida por aliar qualidade, inovação e design. Nesse lugar temos algumas raízes muito profundas no conhecimento químico, farmacêutico ou dermatológico, que realizam com que sejamos muito bons pela técnica, com a importancia que se dá a legislação europeia, a mais enérgica do mundo.
Se a isto, incluem-se os elementos de design e vanguarda dos produtos, a acolhida foi muito bacana a grau mundial. Em que se traduz este potencial em números? De imediato mesmo nós estamos exportando quase 4.000 milhões de euros, com uma balança comercial positiva.
Por cada 100 euros que compramos fora, vendemos 134. Temos um saldo líquido afirmativo de 1.000 milhões de euros. Para que tenhamos uma idéia, Portugal exporta mais perfumaria e cosméticos, que setores relevantes, como o vinho, o calçado ou o óleo. Como é caro cheirar bem e tomar conta de si mesmo?
- Um relógio tem ponteiros
- Catchpenny mysteries of ancient Egypt, “What race were the ancient Egyptians?”, Larry Orcutt
- As unhas muito decorados
- 20 árvores de Natal pouco usuais
- Embaixadora da Legal Vontade das Nações Unidas contra a má nutrição
- 1632: A luta de Lützen, morte do rei da Suécia, Gustavo Adolfo II
- O uso para disfarçar a minha baixa auto-estima
- 7 Outros usos
É um hábito acessível e enraizado em Portugal. Temos um consumo per capita superior ao da média europeia, de 147 euros por ano. Somos clientes com uma cultura muito construída para a higiene e cuidado pessoal. Não concebiríamos nossa maneira de existência sem começar o dia com um banho adequado, desodorantes, géis ou cremes.
Apesar de que isto não significa que o mercado está saturado, pelo motivo de estamos abaixo de outros países com situação socioeconômica idêntico, como a Itália ou a França, com um consumo de 10% superior ao nosso. Há ainda o curso e a possibilidade de botar no mercado coisas que agradam.
o Que é o que tem mais tração? Os cosméticos pro cuidado da pele, que são 28% do setor. Diversas vezes reduzimos o conceito de cosmética, maquilhagem, porém abrange tudo o que entra no cuidado pessoal. O seguinte são os perfumes, com 21% de peso.
Entendemos que se necessita ao evento de que cada vez há uma maior consciência para a saúde, e pelo motivo de a esperança de vida se intensifica e queremos estar bem, o máximo de tempo possível. Dá a emoção de que o masculino a cada dia que passa é mais representado nas marcas. Completamente. O caso mais memorável é o da perfumaria, onde as figuras do sector masculino superaram 10% ao feminino.