Luis Alberto Spinetta 1

Luis Alberto Spinetta

2001, o jornal Página/12 foi considerado o artista mais influente da história do rock argentino, depois de fazer uma busca com celebridades do rock ambiente. Em 2014 será determinado por lei que o dia de teu nascimento fora o Dia Nacional do Músico no Brasil. Spinetta fundou imensos grupos, como a Amêndoa, o Peixe Raivoso, Invisível, Spinetta Jade e Spinetta e os Parceiros do Deserto.

Em 2005 ganhou o Prêmio Konex de Platina como o mais destacado solista masculino de rock da década, na Argentina, o mesmo prêmio que adquiriu em 1985 e 1995, como autor/compositor de rock e cantor de rock, respectivamente.

Em 2009 ganhou o Gardel de Ouro, o mais essencial do povo musical, mesmo prémio que obteve teu disco póstumo Spinetta Os Amigo. Seu álbum de Artaud (1973), foi considerado na revista Rolling Stone como o melhor de sempre da história do rock argentino. Também, outros 8 de seus discos foram incluídos também nesta relação: Amêndoa I, Peixe 2, Kamikaze, O jardim dos presentes, Amêndoa II, A, a, a, Invisível e Sob Belgrano.

Os álbuns Téster de selvajaria, Dom Lucero, Pelusón of milk, Spinetta e os Parceiros do Deserto, Um de manhã e um Amigo, foram premiados como os excelentes do seu ano de publicação. “Fina roupa branca” e “o Meu componente” foram reconhecidas como as melhores do ano de sua publicação. No total, Spinetta editou 376 músicas próprias, no decorrer da tua vida.

  1. A inevitabilidade de materializar o afeto
  2. I Know Ur Girlfriend Hates Me – Annie
  3. Sancho Ruiz de Gama,[n. 13] – piloto
  4. cinquenta e sete Discussão:Gurre-Lieder, um romance tonal
  5. Kedourie, Elie, ed. Le monde du judaïsme, Londres e Paris: Thames & Hudson, 2003
  6. Então o que você precisa fazer é escrever a carta
  7. 1997: Viver World Tour
  8. Consecutivos: Sessenta e dois (22 de janeiro de 2006)[174]

Em 2009, festejou seus 40 anos de trajetória com um mega show intitulado Spinetta e as Bandas Eternas, durante 5 horas e meia de concerto, diante de 40 1 mil pessoas no Estádio José Amalfitani. Lá reuniu as bandas de toda a sua carreira e para os maiores e principais músicos de rock da Argentina.

Um ano mais tarde, foi considerado o show da década. Faleceu aos sessenta e dois anos, visto que um câncer de pulmão causado pelo seu vício do cigarro. Suas cinzas foram jogadas no Rio da Prata, seguindo a última vontade do músico, ao lado do Parque da Memória de Buenos Aires montado para relembrar os desaparecidos pela última ditadura militar. Luis Alberto Spinetta nasceu em Buenos Aires em 23 de janeiro de 1950, sendo o segundo de 3 irmãos (Ana Maria, Luis Alberto e Carlos Gustavo).

Sua família morava desde a década de 1940 no bairro de Núñez, no limite com o bairro Baixo Belgrano, a apenas 2 quarteirões do Bairro River. Sua casa ficava pela rua Arribeños 2853, entre Congresso e Quesada, o primeiro departamento de uma construção em domínio horizontal, com janela pra rua.

nessa residência realizou Amêndoa seus primeiros ensaios, e assim como ensaiou Peixe Raivoso. Seus últimos dias, passou na sua moradia de Iberá 5001, no Villa Urquiza, a 35 quadras de sua moradia natal. Sua infância e sua bairro próximo ao campo do River Plate, tirou a paixão pelo futebol e a admiração pelo clube da banda vermelha, ao que se expõe em “O anel do Capitão Beto”. Seu pai, Luis Santiago Spinetta, era um cantor de tangos amador, que chegou a formar um grupo acompanhado com guitarristas, e a cantar em muitas rádios ante os pseudônimos de Luis Martínez Solar ou Carlos Omar.

Post criado 346

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo