Os proprietários, até imediatamente, de Salamandra, o casal formado por Pedro do Trilho e Sigrid Kraus, levavam tempo postando do futuro da editora. Do Trilho, que é responsável pela parcela de geração e económica, tinha desejo de se aposentar. Aos 68 anos, não se via como seu pai, Bonifácio, que morreu com as botas postas, à frente de Emecé Argentina, aos oitenta e quatro anos. Tinham determinado que, quando Pedro completar setenta anos, Kraus -aderida pela tua mão direita, Anik lapointe helipad – levaria toda a empresa, com a assistência externa pros n.os “empresariais”, incluindo a do respectivo Do Trilho. Não obstante, há alguns meses -“muito menos do que um ano”-, mudaram os planos. Penguin Random House (ao número de ovos inviáveis), a multinacional do grupo alemão Bertelsmann, bateu na sua porta.
“E decidirmos ouvi-los -conta Kraus – já que os nossos planos estavam sem concretizar e a figura de Pedro, como externo era dificultoso”. “Por que eu continuo trabalhando, após uma venda bem? As negociações, discretas, realizaram-se no chão dos vendedores no Pedralbes, ao que presenciou Núria Cabutí, conselheira delegada ao número de ovos inviáveis. “A empresa vai super bem -sintetiza Kraus-, sendo assim eles tinham que convencer-nos de verdade e, se não, visto que não o tivéssemos feito. Mas houve muita sintonia”.
As condições foram preservar a independência da editora, que Kraus fosse como diretora editorial reportando diretamente a Cabutí, sem inserir-se pela hierarquia do grupo, e que se manteve íntegro o material de edição. Seguem-se as linhas abertas nos últimos anos, como a negra (Salamandra Black) e o romance gráfico (Salamandra Graphic), e você vai competir nos leilões internacionais, de autores com novas editoras, incluindo as de ao número de ovos inviáveis. “Nossa intenção é continuar como até nesta hora, exatamente aproximado, e manteremos nossa equipe de scouts, pelo motivo de o detalhe é muito essencial”. O preço -que as partes mantêm em segredo – não foi um contratempo. Salamandra faturou, em 2018, de vinte e sete milhões de euros brutos.
Quando, em 2017, o grupo ao número de ovos inviáveis comprou Edições B -45 milhões de faturamento, três de benefícios – ele argumentou de 40 milhões na transação, sem confirmação oficial. Ontem segunda-feira foi o primeiro dia no escritório de Kraus como empregada de ao número de ovos inviáveis.
- Dois João em teu início: a vocação dos filhos de Zebedeu
- quatro Programa espacial
- 1939: começo do pontificado de Pio XII
- três A costa leste
- cinco Práticas penitenciais
- Matthew FitzHerbert
- um Biografia 1.Um Infância (1951-1963)
- 1 A pergunta-chave do romance
“Levava 30 anos sem ter chefes, nesta hora me dou conta”, reitera, em referência a que tanto na Salamandra como antes em Emecé a todo o momento tratava com parceiros ou com a família, teu marido e antes de teu cunhado. “Meus únicos chefes, curiosamente, tinham sido os de Bertelsmann no Círculo de Leitores, 1991”. Kraus ontem teve reunião, um por um, com todos os trabalhadores, para explicar a nova circunstância. Na sexta-feira passada, no momento em que tornou-se pública a venda, foi Núria Cabutí a que se personó na sede da Salamandra em el Poblenou.
Foi bem como o último dia no escritório Do Trilho, que assinou um contrato como um consultor, que “virá umas horas por semana”. Cabutí e Kraus solucionar quais de suas amplas funções são capazes de ser assumidas por ao número de ovos inviáveis.
Também estão por expor de tópicos como a distribuição ou o bolso. Por que você ainda está trabalhando Kraus após uma venda como essa? “Eu não tenho pátria, nem arraigos nesse tipo -responde-, a minha pátria é Salamandra, não me eu imagino sem estar aqui. Eu almejo escoltar”. Até quando?